Dicas Para Artesanatos


Olá gente querida !!  ✿ Sejam bem vindos ✿ ♡
https://www.facebook.com/temarteemtudo
Bonequinha Agatha

Como começar a trabalhar com o Feltro                                        
Dicas essenciais: O feltro é um material versátil, capaz de produzir peças diferenciadas para diversidades de trabalhos. Por vários motivos, muitas artesãs amam essa matéria-prima, indispensável para maioria dos ateliês existentes.
Feltro
Mas, antes de começar a trabalhar com o feltro, é preciso conhecer alguns truques e segredos deste tecido antes de iniciar a produção de suas peças.

*Dicas que li e uso em meus trabalhos * e compartilho com vocês .

   Como fazer o corte perfeito no feltro                                                                  
Cortar o feltro pode ser uma tarefa bastante frustrante  é preciso ter muita atenção ao fazer esta tarefa, já que a costura perfeita do feltro sempre começa com um corte exato.  algumas dicas são essenciais para você se guiar e não desistir  com a primeira dificuldade que tiver quando for cortar o feltro. 
Qual de nós nunca tentou cortar um simples círculo no feltro e terminou com uma bolinha completamente torta,isto é muito comum no início,mas com o passar do tempo a gente vai melhorando e aprimorando nossas técnicas e manuseio                                    
 Para evitar esse erro novamente, o grande truque  é produzir moldes com os formatos de corte que você precisará usar em um papel grosso ,ou termocolante,ou uma rádio grafia que não vai mais utilizar(eu particularmente uso papel cartão ou radiografia),isto vai de cada um;Fazendo assim você terá cortes perfeitos no feltro  
Tirando molde com Radiografia usada
  Como costurar o feltro à mão
Na hora da costura, muitos artesãos optam por fazê-la à mão, pois o resultado é mais detalhado e minucioso, a costura à mão no feltro é também mais fácil do que à máquina para alguns,como sou costureira uso a máquina também,pois faço almofadas artesanais e algumas são  de tecido e  precisam usar zíper .
Caseando
Para realizar a tarefa  de costurar feltro à mão é preciso escolher uma agulha mediana, pois uma muito fina pode quebrar ao tentar atravessar as camadas do feltro e uma muito grossa pode produzir buracos no feltro. 
Agulha mediana
Para realizar a costura à mão é preciso ter uma boa consistência de produção de pontos e calcular bem os espaçamentos. Pontos bem feitos geram um resultado atrativo, caso contrário o seu produto não terá um acabamento bonito e não chamará atenção.
Caseado
Cuidados com o feltro  
O feltro precisa de cuidados especiais no momento da limpeza e se esse processo for desempenhado com negligência você provavelmente danificará a sua peça, eliminando qualquer chance de recuperação.                                                                                    
Por tratar-se de um tecido produzido com diferentes tipos de fibras prensadas, caso seja lavado à máquina ou esfregado, os seus componentes serão comprometidos e isso prejudicará o seu estado original.                                                                                         
 Por isso, sempre siga as dicas abaixo para limpar a sua peça da maneira correta:Caso derrame algum líquido – em pouca quantidade – no feltro ou perceber que ele está com um acúmulo de bolinhas, limpe-o com um lenço umedecido.Espere o líquido derramado no feltro secar antes de limpá-lo com lenço umedecido, caso contrário, você irá espalhar ainda mais o líquido pelo tecido.
 Se achar que o líquido derramado poderá manchar o feltro, lave-o imediatamente.Ao
lavar o feltro use água fria, jogue rodelas de limão fresco na água para retirar a mancha e deixe-o secar naturalmente. Durante o processo de lavagem, nunca esfregue o feltro para não danificá-lo.

Dicas incríveis para trabalhar com Feltro

Para trabalhar com feltro não é necessário ter experiência anterior com costura ou com artes manuais. O que é preciso mesmo é estar atento às dicas e técnicas mais utilizadas, tudo para garantir um trabalho bonito com um bom acabamento.
Para te ajudar a produzir peças  em feltro, e que não deixem a desejar quanto ao acabamento, organizei umas dicas essenciais  que garimpei nos vídeos de artesanatos e com minha prática do dia a dia.Saiba alguns segredinhos para produzir qualquer tipo de artesanato com feltro!
Os pontos mais utilizados para artesanatos com feltro são: caseado e alinhavo.Se você tem dúvidas sobre esses pontos  ou ainda não sabe como eles são feitos, assista esta dica
  


Para costurar o feltro, você pode utilizar linha de costura normal, linha de pesponto ou linha de meada. Utilize sempre linha simples, da mesma cor do feltro, para alcançar um resultado bem delicado.

Resultado de imagem para imagens de linhas pesponto e meada

Resultado de imagem para imagens de linhas pesponto e meada
Linha pesponto
Linha de meada


                          
                            

Para fazer os olhinhos dos personagens (bonequinhas, menininho, bichinhos) utilize miçangas, aplicadas com o ponto escondido.
Resultado de imagem para miçangas para olhinhos de artesanato
A agulha para artesanato em feltro é a normal, a de costura mesmo. Você escolhe o tamanho e a espessura que melhor se adaptar. As agulhas com a ponta fininha são melhores na hora de furar o feltro.
Resultado de imagem para miçangas para olhinhos de artesanato
Quando você for riscar o feltro, procure o lado “avesso”. Esse lado tem um aspecto áspero, ou menos liso que o lado direito. Risque nele os seus moldes de forma “espelhada” para sair da maneira correta no lado direito
Escolha um Molde simples para ir treinando ,na internet há uma infinidade de moldes gratuitos disponíveis!   
                                                                                            
 Para fazer seus moldes, utilize um papel mais firme. Uma boa dica é utilizar caixas de leite e as de suco para criar os moldes pequenos, elas são firmes e possuem ótima durabilidade. Você pode utilizar ainda a folha de acetato ou papel cartão, que também atendem muito bem.
Resultado de imagem para caixa de leite
Caixa de leite
Resultado de imagem para folha de acetato
Folha de acetato
Papel cartão

Guarde os Moldes Grandes em pastas de fichário. Para os moldes pequenos, guarde em álbuns de fotografia que não usa mais ,fica mais organizado .                                               
A melhor cola para usar no feltro é a cola quente. Mas use-a com bastante cuidado para não danificar a peça – aplique aos poucos, e fique atenta para o fato de que ela seca rapidamente.
Após aplicar a cola quente, aperte o feltro com firmeza até que a cola seque completamente. Para colar os pequenos detalhes das peças de artesanato em feltro, você pode utilizar cola de silicone.

Para riscar o feltro, você pode utilizar qualquer caneta esferográfica. Para riscar em feltro escuro, a  caneta vermelha é mais indicada, pois fica em destaque. Outras alternativas são as caneta em gel prata e dourada.
Resultado de imagem para caneta esferografica para feltroResultado de imagem para caneta  em geldourada

Utilize o máximo possível do feltro. Tente ter o mínimo possível de desperdício. Mas mesmo assim sobram retalhos,guarde todos para ser utilizados em  detalhes como olhinhos, asinhas de passarinhos, cabelinhos etc.

Para cortar o feltro, utilize uma tesoura bem afiada, separe ela somente para cortar o feltro. Porém, mesmo com esses cuidados, vale lembrar que o feltro costuma cegar rapidamente a tesoura.
Resultado de imagem para tesoura para feltro

Na hora de fazer artesanato com feltro, utilize um enchimento de boa qualidade, de preferência fibra siliconada. Ela dará um aspecto delicado e uniforme para as suas peças.


Para dar um acabamento lindo em  suas peças,  utilize aviamentos para complementar seus trabalhos: Contas, meias pérolas, pérolas, fitas e tudo que  sua imaginação alcançar .Não esqueça  que sua peça levará o nome de seu trabalho por isso faça suas peças com bastante amor e dedicação, assim o resultado encantará a todos!
Resultado de imagem para meia perola,perola e fitasResultado de imagem para meia perola,perola e fitas
Resultado de imagem para meia perola,perola e fitasResultado de imagem para fitas de cetim


Conforme você for treinando e se aperfeiçoando, os seus trabalhos ficarão cada vez mais lindos e bem feitos. Quando você já estiver com bastante prática, faça peças bem legais e presenteie amigos, irmãos, sobrinhos, vizinhos… Desta forma as pessoas saberão que você está fazendo lindos trabalhos, e poderão até se interessar.

Outra dica: cada peça que você fizer, tire algumas fotos de boa qualidade.Para divulgar seu trabalho, principalmente nas redes sociais.Pode ser que dessa forma você faça as suas primeiras vendas.



                                
                                            
Encomendas : Arte em TudO
folow me : instagram 
             




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Youtube /Arte em TudO

Deixe seu Comentário

Carregando comnetários... Comment Box by Light Star Games